quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Renatês

Já comentei aqui que o Renato tem um idioma próprio: o renatês. Sim, ele fala aquelas coisas que só entende quem convive com ele. Como ele está cada vez mais comunicativo, expressões no renatês é que não faltam. Ele começou a falar frases curtas e até arrisca verbos na primeira pessoa. Não deveria, mas acho tão bonitinho e engraçado quando ele fala errado os nomes dos personagens favoritos. Uma graça.
As frases mais ditas no momento são:
- Deixa assistir "tevisão", mãe. Deixa. Favor (tudo que ele quer, ele pede Por favor)
- Mãe, deita "ati". Vem.
- Mãe, quer mamar.
- Mãe, "fazeu" mamar?
- Mãe, quer ver "woody" (qualquer Toy Story), nemo, barney, "cocó", "ito" (meu malvado favorito)
- Quer "mamacha" (bolacha), pão, "nanana", "cuco"
- Quer brincar de "keko"
- Mãe, monta "beça" (ele adora brincar com quebra-cabeça)
- Dente, dente (pedindo pra escovar os dentes, que ele também adora)

Cada dia que passa Renato fala algo novo e muito gostoso de ouvir. Adoro!

Isadora começou o primeiro ano da escola

Isadora não está mais na "escolinha". Depois de 4 anos no aconchego das tias e na calmaria de uma escola pequena e acolhedora, Isadora cresceu, criou asas e levantou um vôo mais alto: começou ontem o primeiro ano do ensino fundamental (o antigo pré). Eu, claro, estava mais ansiosa do que ela. Fizemos juntas as compras do material escolar, ela escolheu grande parte dos itens. Foi uma farra. Durante algum tempo, passei noites em claro, encapando livros, etiquetando, organizando. Eu curti muito! Estava tão orgulhosa da minha pequena, agora não tão pequena assim. Ela já lê, já escreve, faz cálculos simples e soluciona problemas lógicos. Sim, ela é demais.
Quando chegou o grande dia, começamos a arrumação mais cedo para evitar atropelos e pitis da Isadora. Deu tempo até para tirar fotos do primeiro dia de aula. Eu adorei. Ela gostou.