domingo, 22 de maio de 2011

Mãe, você não tá lendo!

Renato adora ouvir estórias. Adora livros. Adora "ler". Eu adoro muito tudo isso.
À noite, antes de dormir, ele estica seus bracinhos, fica na ponta dos pés e pega um livro na estante do quarto dele. É uma gracinha. Mas nem toda noite eu tenho pique pra ler uma estorinha. Uma noite dessas, tentei enganá-lo. Abri o livro. E comecei a "ler". Parava em cada página, olhava as figuras, e falava qualquer coisa. Falava rápido como se fosse uma conversa e não uma leitura. Continuei meu teatro de leitura. E não é que o danadinho percebeu. Virou pra mim balançando a cabeça e falou:
- Mãe, você não tá lendo, não!

Me desarmou com tanta esperteza. Eu e a Isadora, que estava acompanhando a enganação (ai, que vergonha), nos olhamos com aquela cara de "não acredito". Como foi que ele percebeu? perguntei pra ela. Ela não soube dizer.
Acabei criando forçar pra ler de verdade porque o menino merecia, não é mesmo?

Nenhum comentário: