domingo, 8 de maio de 2011

O que existe por trás da porta

Isadora entrou no primeiro ano praticamente alfabetizada. Já lia e tentava escrever algumas palavrinhas. Na última sexta, ela trouxe na mochila da escola, cinco pastas das lições feitas em classe e em casa: português, traçado, projeto, inglês e matemática. Sobre as lições de português, matemática e inglês não há muito a comentar. O objetivo das lições de traçado é desenvolver a coordenação motora fina (uh!) e treinar o movimento correto dos numerais. Acho que funcionou, porque até bem pouco tempo atrás, o 5 ainda saía invertido. As lições do projeto envolvem assuntos ligados ao tema escolhido para o período. O projeto do momento é a história da escrita, das paredes ao computador. Muito interessante para crianças tão novinhas. Imagina descobrir que os homens das cavernas escreviam símbolos nas paredes? E aprender sobre o alfabeto hieroglífico?
Aproveitando um momento de sossego aqui em casa, li todas as lições atentamente para avaliar a evolução da Isadora. No início, ela só escrevia com letra de forma. Agora, já arrisca a tal letra cursiva, que para ela era um mundo à parte. Ela morria de vontade de começar a escrever com letra cursiva. E a danada capricha na escrita. Corujices à parte, Isadora está se saindo muito bem em todas as matérias.
De todas as lições, a que mais me chamou a atenção foi a do dia 26/04. Começava com a letra da música "A casa". A professora deve ter cantado junto com as crianças. A primeira parte da lição era para desenhar uma casa para cada uma das duas portas ilustradas na folha. Isadora fez uma casa completa, com janelas, telhado e uma pequena trilha em direção à porta. Na outra, ela desenhou uma casa sem janela, sem telhado e sem trilha. A segunda parte da lição era para escolher uma das casas e escrever o que existe por trás da porta. Transcrevo aqui o que a Isadora imaginou, escrito em letras maiúsculas:
"EU ENMAJINO QUETEN EU E MINHA MAE CON O MEU PAI E O MEU IRMÃO E UMA ISCADA QUE TEN UNSOTON QUE TEN TODAS ASCOSA."

Minha interpretação do que Isadora imaginou é que, para ela, os pais, o irmão e todas as coisas que ela pode conceber na sua inocência são seu mundo e nada mais.

Fica aí para reflexão: Para você, o que existe por trás da porta?

Nenhum comentário: