domingo, 22 de maio de 2011

Renato de óculos

Estou devendo um post contando como descobrimos que o Renato precisava usar óculos.
Foi muito rápido. Um olhar atento dos pais em uma hora muito específica do dia: assistindo TV. Era uma quarta à noite de janeiro. Renato vidrado na telinha. Marcelo nota que o olho esquerdo do Renato estava tortinho pra dentro. Que estranho, Marcelo comentou comigo. Não deve ser nada, disse ele. Na manhã seguinte, assistindo a bendita, eu observo que agora era o olho direito que estava tortinho. Alerta ligado. Alarmada, comento com o Marcelo que disse para observarmos. Sexta de manhã, desespero total. Os dois olhinhos completamente desviados. Meu Deus, fiquei desesperada: Meu filho é vesgo! Quase chorei. Mas sendo prática, tomo logo as devidas providências. Ligo para o pai-médico, lógico.
Eu: (em pânico, com dor de barriga e querendo chorar) Amor, você não vai acreditar. O RENATO É VESGO. E agora?
Marcelo: O que é isso, amor? Calma.Vamos continuar observando.
Eu: Observar??? Observar o que mais?? Vou ligar para o pediatra agora.
Marcelo: Tá bom, vai. Liga. E se for estrábico (vesgo é ofensivo), a gente lida bem com isso. Existem coisas mais difíceis do que estrabismo. (ele ainda vai me matar com esse tipo de conclusão.)
Ligo para o pediatra.
Eu: Doutor, meu filho está com os olhos tortinhos. Está vesgo, Doutor!
Doutor: Leva ele no oftalmologista imediatamente. Não vamos deixar isso pra depois. Marquei consulta com o oftalmo. Após o primeiro exame, o diagnóstico: não é estrabismo, é hipermetropia. Se não for corrigida com o uso de óculos ele pode ficar estrábico, sim. Ainda bem que descobrimos logo no início. Em menos de duas semanas após aquela simples observação do olhinho torto, meu pequeno Tato estava de óculos. Foi estranho no começo. Ele demorou muito pouco para se adaptar. Mas está aí, usando seu óculos, o que lhe dá um ar sério e uma certa exclusividade. Ele é a única criança da escola e de nosso meio social e familiar que usa óculos.
E, corujices à parte, ele fica muito charmoso. Parece uma miniatura do Clark Kent!

Nenhum comentário: