domingo, 22 de maio de 2011

Minhas pernas são menores, mãe!

Moramos a mais ou menos 800 metros de um shopping. Na maioria das vezes, levamos as crianças de carro até lá para tomar sorvete, fazer alguma refeição ou comprar presentes. Algumas vezes, quando o tempo está bom, faço questão de levá-los a pé para caminhar um pouco, olhar as pessoas na rua e deixar o carro em casa. Acho importante que eles saibam atravessar uma avenida, olhar para os dois lados da rua, não ser tão dependente de carro para se locomoverem. Tudo isso é o tipo de coisa que só se aprende fazendo. Na ida, a Isadora não reclama de andar um pouco (que pra ela é andar muito), talvez porque esteja descansada ou porque no percurso há várias descidas ou pelo entusiasmo de fazer um passeio que termina em sorvete (ela adora sorvete). Mas na volta...Haja queixas...Pede colo, pede pra sentar e descansar, pede pra nunca mais ir a pé ao shopping e por aí vai. Toda vez é a mesma coisa. Como sou insistente e acho que eles devem andar a pé, eu não desisto dos passeios, mesmo sabendo que na volta vai ser a mesma ladainha da Isadora. O Renato não reclama. Ele adora andar e quando está cansado pegamos ele no colo (ele é mais leve e não tem repertório verbal pra queixas).
Ontem, estávamos assistindo TV e sem mais nem menos Isadora fala pra mim:
Isadora: Sabe, mãe, já sei porque eu fico tão cansada quando a gente volta a pé do shopping.
Eu: Ah, é. E por quê? (atônita pela conversa inusitada. Isadora sempre me surpreende. Aquela cabecinha está sempre matutando alguma coisa!)
Isadora: Porque minhas pernas são menores que as suas. A gente anda a mesma distância mas como minhas pernas são menores, eu canso logo.
Eu: Nossa, Isadora. Você está certa. É por isso mesmo! (É ou não é uma menina prodígio?)

Nenhum comentário: