sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mãe, não me assusta!

Isadora, assim como toda criança normal, vira e mexe sai correndo pela casa com algo perigoso na boca tipo: colher, garfo, lápis, caneta, pente (argh!), etc... Nessas horas, fico imaginando a cena se ela cair de boca no chão e o treco ser empurrado goela abaixo (trágico?? sim, eu sei!). Nunca ouvi nem vi alguma criança morrer por causa disso mas seguro morreu de velho, né ?Eu, para ensiná-la sobre causa-e-efeito (usando meus métodos bem trogloditas, claro!), sempre peço para ela tirar o treco da boca "vai lá que você cai e isso enterra na sua garganta". Ela sempre se assusta e nunca deixa de correr com algo na boca. Da última vez que o tal fato ocorreu pela milionésima vez, ela não suportou:

- Mãe, não me assusta. Pára de falar assim.
- Ah, é? Mas é pra assustar mesmo. Quem sabe você não faz mais.
- Mas eu não gosto que você fale assim.
- Ah, tá bom. Que tal: Isadora, pára com isso. É perigoso.
- Bem melhor, mãe.

O que eu acho mais incrível na Isadora (fora tantas outras coisas) é a capacidade dela de expressar sentimentos e opiniões. Isso vem desde muito pequenina. Ela andava meio cambaleante ainda mas já dizia "não gosto", "não quero", "isso não". Tão mais fácil lidar com uma criança que diz o que pensa e o que sente. O desafio para os pais de uma criança assim é reconhecer e valorizar essa capacidade para que ela nunca se perca. Eu e o Marcelo nos esforçamos muito nesse sentido. O que a Isadora fala é considerado e avaliado sem o rótulo pŕevio de "isso é coisa de criança" ou "quem decide somos nós", ou seja, Isadora mesmo sendo uma criança de 5 anos tem poder de decisão em muitas coisas aqui em casa. Algumas coisas nem se discute, claro. Mas em muitos casos, mudamos de idéia e comportamento por conta dos desejos e necessidades que ela mesma expressou. Admiro muito essa dinâmica da nossa família.

2 comentários:

Gis@ Tavares disse...

Obrigada pela visita e comentário no meu blog.
Adoro ficar fuçando e aprendendo a fazer coisas pra colocar nele.
Se você não se incomodar, fiz uma caixinha simples de Link-me pra você colocar no seu blog. Espero que não se importe por eu ter feito isso.
Se você quiser, me mande seu e-mail que te passo o código.
Assim, posso colocar seu link no meu blog, pois gostei bastante dele.
bjs

Gisa Tavares disse...

Olá silvia,
Que bom que tenha gostado.
Olha, te passo tudo o que você precisar, é só dizer o que quer que te dou as coordenadas.
Eu só precisava do seu e-mail pra te mandar o código da caixinha de link-me que eu fiz pra você.

bjs
Gis@