segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Renato com 01 ano e 08 meses

Renato fez 01 ano e 08 meses de pura gostosura. Ele é um gostoso de abraçar, apertar, beijar. E ele adora tudo isso. Vira, mexe e remexe pela casa e quando se lembra de mim, dá meia-volta e vem me beijar e abraçar falando a palavra mais doce que eu conheço: mamãe! Quando quer alguma coisa ainda não evoluiu muito e ainda fala "mão, mão" e nos arrasta com ele. O que ele aprendeu mesmo esse mês foi identificar os pertences dos outros. Tipo, ele vê meu sapato, aponta e diz "ó, mamãe?". Eu digo: "isso mesmo, é da mamãe!". Ele sabe a quem pertence cada coisa na casa. As coisas dele, se limita a falar "Tato, tato!". Coisa fofa.
Ele já desmamou faz tempo mas ainda acorda de madrugada. Ele me chama, chorando baixinho. Eu me levanto pra pegá-lo nesse horror de frio que tem feito. Ai, que preguiça que dá de levantar. Se eu tivesse um sono mais pesado e uma consciência menos maternal, dormiria a noite inteira e nem ouviria o danado gritar. Certas madrugadas, eu não o ouço chorar, só escuto os sons dos passinhos dele vindo direto para o meu lado da cama. Ele chega falando mamãe, eu pego ele que dá logo um sorriso e passa a mão no meu rosto. E adormece em cima de mim feito um anjo. Adoro quando ele vem sozinho, se fazendo de independente. Talvez ele pense: "se quero a mamãe não vou ficar aqui chorando, vou lá deitar com ela, agora!".
Renato gosta de circular pela cozinha. Abre gavetas, armários, espalha tudo pelo chão. Fora o que ele pede pra comer. Ele adora cereal e arrumou um jeito de pedir: vai na gaveta, pega um potinho plástico se aproxima do armário e fica pedindo "au-au", apontando para o cereal. Muito engraçado.
Enfim, Renato nos surpreende a cada dia e a gente vai se virando para entender as formas de comunicação dele: gritos, gestos, grunhidos, choros e algumas palavras, claro!

Um comentário:

Vovó Malu disse...

Esse meu netinho é mesmo fofo demais. Faz uma dupla muito gostosa com a irmã Isadora.
E quando ele me ve e diz: oi, oi fico derretida.
Bjs para todos dessa linda família.
Vovó Malu