sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mãe, não é justo!

Estou em Belém para a formatura da minha irmã mais nova. Alguns dias antes de viajar comecei a preparar a Isadora falando sobre o motivo da viagem, quantos dias passaria fora, quem cuidaria de tudo na minha ausência, etc e tal. Na véspera da viagem, estava fazendo os dois dormirem quando Isadora disparou:
- Mãe, por que você tem que viajar? Você precisa mesmo ir? (ela parecia triste com a situação)
- Sim, filha. É a formatura da Tia Suzelle. Não vai ter outra chance de ir porque acontece uma vez na vida (a não ser que ela queira fazer outra faculdade, claro).

Ela ficou pensativa e nada satisfeita com a resposta. Continuou:
- Poxa, mãe, eu também queria ir pra formatura da Tia Suzelle. E por que eu não posso ir?
- Ah, Isadora. É uma festa à noite e criança não vai. Todos os adultos vão pra festa e não teria ninguém pra ficar com você.

Pronto. Achei que tinha sido uma boa explicação e mudaríamos o rumo da prosa. Que nada! Isadora ainda não estava convencida e argumentou:
- Mas, mãe, se o papai fosse junto e ele poderia ficar comigo sem ir pra festa. Que tal?
- Mas o papai está de plantão e não pode sair da cidade.

Não foi o suficiente. Isadora não se rendia e ainda tinha munição?
- Mas peraí, mãe. Quando é a festa?
- É sábado. Por quê?
- Se a festa é sábado, por que você vai sexta e só volta na segunda? Por que você não volta no domingo?
(Ela me pegou no contrapé e fiquei um tempo pensando de onde vem tanta esperteza.)
- Ah, Isadora, vou ficar um tempo com minha mãe e minhas irmãs, visitar alguns amigos e só depois venho embora.

Isadora percebeu que não poderia viajar comigo mas não antes de expressar a mais batida indignação das crianças:
- Mãe, não é justo! Não é justo você viajar e não levar a gente!

Ela me desarmou e eu não tinha mais nada a dizer. Ficamos quietas um pouco. Em seguida ela disse que queria tomar café da manhã comigo antes de eu sair de viagem e caiu em sono profundo.
Isadora é ou não uma fofa muito esperta??

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bonito. Fiquei emocionado e com os olhos cheios de lágrimas.