segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mãe, você não trabalha?

Esse post começou a ser escrito em outubro de 2009. Pensei em finalizá-lo agora porque eu estive me questionando se trabalhar fora não é melhor pra todo mundo aqui em casa. Ando meio louca de tanto ficar só pensando em coisas domésticas. Assunto para outros posts, claro. Deixa eu terminar esse primeiro)
================================================

Na volta da escola, eu e Isadora sempre jogamos uma conversinha fora do tipo como foi seu dia, o que você fez hoje, como foi na escola... Dia desses, já na garagem parando o carro ela dispara a pergunta que me é fatal:
Isadora - Mãe, você não trabalha? Eu - Hã??? Cuma?? (como diria Didi Mocó)
Ainda bem que já tinha parado o carro, senão bateria no primeiro poste de tão baratinada. Não é fácil lidar com isso rotineiramente quando alguém pergunta o que faço, agora vem minha filha e me questiona. É irônico mesmo. Passada a surpresa, agi na defensiva e tasquei:
Eu - Claro que trabalho, em casa! Quem leva e busca você na escola, arruma sua mochila, cuida da agenda e tudo mais? Isadora - Não, mãe. Você não entendeu. Eu queria era saber com que você trabalhava antes de ficar em casa. (Tá vendo. Nem as crianças acham que ser dona de casa é trabalho) Eu - Ah tá. Eu trabalhava como engenheira numa empresa de celulares. (Tadinha da minha filha, ouviu um discurso que estava engasgado por quase 2 anos.)

Pelo menos consegui frear minha língua antes de citar mais algumas das minhas atividades: tomar café da manhã com os filhos, levar pra brincar na pracinha, ir até o banheiro quando gritam "acabei", ser uma das poucas mães que participa das atividades da escola no horário comercial, ficar de pijama até a hora de levar os filhos na escola, acordar um pouquinho mais tarde sem correrias, pensar nas refeições com mais cuidado, fazer feira 3 vezes na semana, etc..
============================================

Quase um ano depois dessa conversa com a Isadora, já não fico tão nervosa quando o assunto é sobre o que eu faço. Hoje assumo sem problemas minha situação "do lar". Até assinei uma declaração para a Receita Federal assumindo que é essa a minha profissão atual. Claro que chorei na hora de assinar. Não foi fácil assumir mas cheguei lá. Estou feliz, tenho meu altos e baixos, meus momentos de total loucura materna mas acho que estou fazendo um bom trabalho.

6 comentários:

Suzelle disse...

Com toda certeza minha irmã, estais fazendo um ótimo trabalho, sendo que ser dona de casa é o trabalho mais cansativo e estressante; Parabéns!

Unknown disse...

Todos erramos e acertamos. Persistir no erro que é burrice.
Trabalhando em casa ou fore de casa você é ótima !

Silvia disse...

Oh amor. Só você mesmo pra me dar tanto apoio. Te amo

Silvia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Silvia,

Com certeza vc trabalha mais que o seu querido marido.

Má eu sei que vc rala porem 2 crianças e uma casa é ..........

Beijos

Gis@ disse...

Olá Silvia,
Tenho um selinho pra você lá no meu blog.
É só você pegar