quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O quarto das crianças

Isadora e Renato dormem no mesmo quarto há alguns meses. Renato tinha um quartinho só pra ele mas era totalmente inútil. Ele não dormia muito no berço e passava parte da noite comigo na cama. Achei melhor desmontar o berço, transformar o quarto em brinquedoteca e colocar uma minicama pra ele no quarto da Isadora. Tudo bem que o quarto é cor de rosa, com borboletas e bailarinas na parede. Pelo menos a roupa de cama é azul com desenhos de menino e há algumas almofadas de leão e elefante pra indicar que ali dorme um garotinho. Mas Renato não liga nada pra isso. Para completar a decoração do quarto misto, há bonecas, carrinhos de bonecas, cadeira de alimentação de bonecas, roupas de boneca e tudo o que se pode imaginar de bonecas. Sim, Isadora domina o quarto. Até porque o Renato, como já mencionei, não dá muita bola pra nada ainda. Ele sabe que tem a cama dele e pronto. Pra ele é o suficiente.
Isadora está muito feliz em dividir o quarto com o irmão. Não se incomoda nada quando ele chora de madrugada nem se aborrece quando ele se deita em cima dela pra fazer farra. Eles curtem a companhia um do outro naquele espaço. Isso é muito curioso porque em outros ambientes da casa eles quase sempre estão disputando algo. Até parece que desenvolveram um código para que a parte neutra da casa fosse o quarto deles.
Isadora não dá trabalho nenhum pra dormir e lá pelas 9 da noite já está em sono profundo. Antes disso, todos se despedem dela dando beijinhos, inclusive o Renato. Eu falo pra ele dizer boa-noite pra irmã, ele vai lá, dá beijinho e faz "tchau". Uma graça.
Renato não dorme tão facilmente porque ainda não aprendeu como fazer isso. As previsões dizem que vai demorar muito pra que ele aprenda. Paciência. Ele adormece tarde, geralmente deitado comigo. Eu, encolhida naquela miniatura de cama. Mas é tão gostoso ficar lá, dormindo com ele fazendo carinho no meu rosto. E ainda dá pra ouvir a respiração da Isadora, adormecida como a Bela. Depois de uma hora ou duas, me levanto da cama do Renato, checo os cobertores e só saio do quarto depois de admirar uma das mais belas cenas da minha vida e que, para minha felicidade, se repete todos os dias: meus filhos dormindo seguros, saudáveis, felizes.

Um comentário:

Suzelle disse...

Mana,

A cada post seu é como se eu estivesse vivenciando esse momento maravilhoso de vc com seu filhos, e fico muito emocionada. Esse é lindo e o final é muito mais, pois mostra seu jeito maravilhoso materno que é um exemplo a ser seguido.

Amo vcs