Esse post começou a ser escrito em outubro de 2009. Pensei em finalizá-lo agora porque eu estive me questionando se trabalhar fora não é melhor pra todo mundo aqui em casa. Ando meio louca de tanto ficar só pensando em coisas domésticas. Assunto para outros posts, claro. Deixa eu terminar esse primeiro)
================================================
Na volta da escola, eu e Isadora sempre jogamos uma conversinha fora do tipo como foi seu dia, o que você fez hoje, como foi na escola... Dia desses, já na garagem parando o carro ela dispara a pergunta que me é fatal:
Isadora - Mãe, você não trabalha? Eu - Hã??? Cuma?? (como diria Didi Mocó)
Ainda bem que já tinha parado o carro, senão bateria no primeiro poste de tão baratinada. Não é fácil lidar com isso rotineiramente quando alguém pergunta o que faço, agora vem minha filha e me questiona. É irônico mesmo. Passada a surpresa, agi na defensiva e tasquei:
Eu - Claro que trabalho, em casa! Quem leva e busca você na escola, arruma sua mochila, cuida da agenda e tudo mais? Isadora - Não, mãe. Você não entendeu. Eu queria era saber com que você trabalhava antes de ficar em casa. (Tá vendo. Nem as crianças acham que ser dona de casa é trabalho) Eu - Ah tá. Eu trabalhava como engenheira numa empresa de celulares. (Tadinha da minha filha, ouviu um discurso que estava engasgado por quase 2 anos.)
Pelo menos consegui frear minha língua antes de citar mais algumas das minhas atividades: tomar café da manhã com os filhos, levar pra brincar na pracinha, ir até o banheiro quando gritam "acabei", ser uma das poucas mães que participa das atividades da escola no horário comercial, ficar de pijama até a hora de levar os filhos na escola, acordar um pouquinho mais tarde sem correrias, pensar nas refeições com mais cuidado, fazer feira 3 vezes na semana, etc..
============================================
Quase um ano depois dessa conversa com a Isadora, já não fico tão nervosa quando o assunto é sobre o que eu faço. Hoje assumo sem problemas minha situação "do lar". Até assinei uma declaração para a Receita Federal assumindo que é essa a minha profissão atual. Claro que chorei na hora de assinar. Não foi fácil assumir mas cheguei lá. Estou feliz, tenho meu altos e baixos, meus momentos de total loucura materna mas acho que estou fazendo um bom trabalho.
Caldos caseiros – Conheça os benefícios
Há uma semana
6 comentários:
Com toda certeza minha irmã, estais fazendo um ótimo trabalho, sendo que ser dona de casa é o trabalho mais cansativo e estressante; Parabéns!
Todos erramos e acertamos. Persistir no erro que é burrice.
Trabalhando em casa ou fore de casa você é ótima !
Oh amor. Só você mesmo pra me dar tanto apoio. Te amo
Silvia,
Com certeza vc trabalha mais que o seu querido marido.
Má eu sei que vc rala porem 2 crianças e uma casa é ..........
Beijos
Olá Silvia,
Tenho um selinho pra você lá no meu blog.
É só você pegar
Postar um comentário