Renato completou 10 meses no dia 04/10. Ele está mais fofo do que nunca. Simpático, brincalhão, carinhoso e arteiro. Seu sorriso já conta com 6 dentinhos.
"Fala" algumas coisas do tipo bá-bá, pá-pá, dá-dá e outras como shshsuuu, dfjadjfaj, ajdaodfa, afjadfadf, ceruafdjaf... Bate palminhas quando cantamos parabéns pra você, dá tchauzinho, faz "cloc-cloc" com a língua e estica os bracinhos pedindo colo.
Já engatinha desde os 7 meses pela casa toda. Ele é muito ágil e forte. Quando quer pegar alguma coisa, ele "corre" com toda velocidade. Fica de pé com muita facilidade e anda segurando nos móveis. De tanto cair, ele aprendeu que não pode descer sozinho do sofá ou de outro lugar alto. Ele fica olhando pra baixo e "pede" pra descer.
Mês passado, fez a tal cirurgia de fimose. Tadinho. Sofreu um pouco mas se recuperou logo.
Brincar com o Renato é uma delícia. Tudo que fazemos ele tenta repetir do jeitinho dele. O que ele gosta mesmo é de esvaziar caixas, gavetas e desempilhar blocos. Marcelo estava ensinando ele a colocar moedas no cofre. E não é que hoje mesmo ele colocou direitinho? Um gênio!
Outra coisa que ele gosta de fazer é comer. Ele come de tudo: arroz, feijão, macarrão, peixe, carne, gema de ovo, batata, lentilha, batata-doce, quiabo, etc. Cada gororoba que a Isadora nem gosta de ver ("Mãe, tira essa comida do Renato da minha frente!"). Ele gosta de algumas frutas e detesta suco e leite. Já toma água direto do filtro (que ferver que nada) e às vezes até come do nosso prato.
Continua mamando de madrugada e nunca dormimos uma noite inteira.
Isadora está curtindo cada vez mais o irmão. Eles brincam juntos no mesmo espaço mas não com as mesmas coisas. Já "brigam" por brinquedos e pelo colo da mamãe aqui (adoro isso!).
Toda noite levo o Renato para dar boa-noite para a Isadora. Ele fica lá pelo quarto dela, zanzando e mexendo. Certo dia, ao ver o irmão revirando as coisas dela, ela me disse algo que nunca vou esquecer: "Mãe, bebês são tão fofos, né? O Renato é um fofo, mãe."